Dançar é uma paixão, mas para manter acesso o fogo desta paixão e preciso trabalho ardo, dedicação, disciplina, respeito e muito amor por cada passo que damos...

*Por: Mary... Mariana de Oliveira...

Divulgando todas as artes através da arte de dançar....


sábado, 28 de maio de 2011

Em sintonia com a saúde e com a Arte



“Em sintonia com a saúde e com a Arte”
Francisco Theisen
Verdade seja dita:
Não há mesmo como entender uma obra de arte sem que se esteja sintonizado na sensibilidade com a qual o Artista a concebeu.
Tenho convicção dos benefícios da utilização da arte como terapia curativa, auxiliando a medicina na recuperação física e mental, bastando para isso que a pessoa enferma busque um desligamento do plano em que se encontra doente, para uma verdadeira viagem pelas veredas que a arte escolhida a levará.
Tudo na vida com algo se completa. Nada vive ou se realiza separadamente vai daí; que uma arte se completa com outra arte, uma criatura se completa com outra criatura independente de espécie, sexo, cor da pele e outra coisa que não seja a afinidade das almas.
Voltando a arte; Todo aquele que em um vernissage apenas passa diante de uma tela elaborada por um pintor.
Num espetáculo Teatral apenas ouve e vê o artista representar seu personagem no palco, ou da mesma forma desinteressada, lê aquilo que um poeta escritor concebeu num livro, não conseguirá entender e ademais, não se beneficiará com as belezas visuais e emocionais contidas naquelas expressões artísticas. Configurando-se assim um desperdício de tempo e de capital acelerando o processo de insensibilidade humana pelo afastamento das magníficas possibilidades culturais que as artes oferecem.
Como disse; Uma arte se completa com outra. Por isso sugiro que alem da imprescindível elevação espiritual no momento de apreciar uma expressão artística, procure juntar a isso uma trilha sonora e visual. Por exemplo: emoldure seus instantes de leitura com a sonoridade de uma melodia adequada. Procure ler diante de um cenário natural ou de um quadro pintado de maneira a complementar suavemente sua leitura e verá e sentirá um ganho enorme na qualidade de vida daquele breve período de relaxamento físico e de enriquecimento intelectual.
Não temo afirmar que a partir daí tendo adquirido estes hábitos, muitos de seus comprimidos irão perder a validade no fundo das gavetas.
As artes podem contribuir grandemente com a conquista do equilíbrio físico espiritual, com a recuperação da saúde e com o crescimento cultural das pessoas, basta apenas que seja dado a ela o necessário tempo terapêutico de ação.
Claro está que sendo eu um artista falo apenas como tal, não tendo por tanto nenhum conhecimento medico, mas creio estar claro e comprovado na pratica o que aqui escrevi.
Então, boa saúde e boa arte pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!